O Dia Mundial do Sono

Hoje, no dia 19 de Março de 2021, celebra-se o Dia Mundial do Sono. Este é um tema bastante querido pela SPNCMS e por isso não podíamos deixar de assinalar a data.

 

O sono é fundamental para o bem-estar físico e emocional das pessoas. Mas mais do que isso, as alterações do sono estão associadas diretamente a várias doenças como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e a depressão. Assim, apesar de as patologias associadas ao sono não serem um tema muitas vezes referido ou mencionado, elas traduzem-se frequentemente numa alta morbilidade e na geração de muitos custos diretos e indiretos para a saúde. Elas são também extremamente frequentes, vários estudos apontam a prevalências superiores a 40% nos jovens adultos e superiores a 80% nos idosos. Assim se percebe facilmente que as patologias do sono são na verdade um problema de saúde pública. Neste sentido é necessário aproximar o doente do seu médico para diagnosticar e depois tratar estas patologias.

 

Devido ao grande desconhecimento no seio da população geral das diversas patologias do sono, muitos doentes não são diagnosticados ou sê-lo-ão apenas em fases já avançadas de doença. Na SPNCMS acreditamos, por todas as razões referidas, que todas as oportunidades de divulgação sobre este tema são poucas e esperamos no futuro poder contribuir para uma maior cultura na população geral e também nos profissionais de saúde sobre as patologias do sono.

 

Bem hajam e um ótimo sono para todos vocês,

A SPNCMS

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.